quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Festival Internacional de Linguagem Eletrônica - FILE 2007

by: Folha de SP e Fiberonline

Cerca de 200 artistas de 30 nacionalidades participam da 8ª edição do File (Festival Internacional de Linguagem Eletrônica), que começou ontem (14/08) no Centro Cultural Fiesp.


escultura sonora "Reactable", dos artistas Martin Kaltenbrunner,
Sergi Jordà, Günter Geiger e Marcos Alonso

Considerado o maior festival de arte e tecnologia do Brasil, o evento realiza uma compilação de produções artísticas no campo das artes eletrônicas e digitais. Neste ano o FILE apresenta o trabalho de artistas de diversas partes do mundo, entre grupos, coletivos e trabalhos individuais de diversas áreas como música eletrônica, net art, web art, animação interativa, hipertexto, web filme interativo, cinema interativo, VRML, games, software art, generative art, inteligência artificial, robótica, performance, instalações interativas e instalações eletrônicas.

Entre as novidades do FILE 2007 está a escultura sonora Reactable, dos artistas Martin Kaltenbrunner, Sergi Jordà, Günter Geiger e Marcos Alonso. A Reactable tem como interface uma mesa com vários objetos que, quando manipulados pelo público, emitem diversos comportamentos sonoros. Várias pessoas compartilham simultaneamente o controle do instrumento movendo e girando objetos físicos, o que possibilita ao público a criação de múltiplas composições. Este trabalho se destaca pela inteligência da programação e pela complexidade da interação e já foi utilizado por um dos músicos que fazem parte da atual banda da islandesa Björk, durante um show realizado este ano no Glastonburry Festival, na Inglaterra.

Segundo Martin Kaltenbrunner, um dos quatro integrantes do time de criadores da escultura, "instrumentos como o Moog, picapes e laptop são realmente poderosos, mas não oferecem o controle necessário sobre a complexa criação de sons no background". "É aí que interfaces tangíveis e controláveis pelo toque prometem algumas novas possibilidades. Nosso interesse é criar instrumentos eletrônicos que permitem a manipulação do maior número possível de parâmetros para a criação de sons sintéticos", complementa Martin.

Outra das novidades da edição 2007 é o grafite eletrônico, com projeções eletrônicas e interativas dos artistas Karolina Sobecka (EUA) e Jiacong Yan (China).


Projeção de "Wildlife", de Karolina Sobecka, que percorrerá ruas de São Paulo

Uma das grandes atrações do Festival é a quinta edição do FILE Hipersônica, um evento que dá ênfase às manifestações musicais, sonoras, visuais e performáticas da arte eletrônica. No dia 15 de agosto o maestro e compositor Jorge Antunes, acompanhado do violinista Marcus Antunes, apresentará o espetáculo " Jorge Antunes eletrônico e sideral ". Ele está envolvido com a música eletrônica desde 1961, sendo considerado um dos precursores aqui no Brasil.

Em sua apresentação, Antunes pilotará um laptop Mac G4 com o GRM-TOOLS e será apoiado por tecnologias de ponta como FreqWarp e FreqShift. A estação de controle de Antunes também contará com projetores de imagens e luzes e uma relíquia de 1970: o sintetizador analógico EMS Synthi A.

A programação completa pode ser acessada no site do evento.

File - Festival Internacional de Linguagem Eletrônica

Quando:
de 14 de agosto a 9 de setembro (terça a sábado das 10h às 20h, segunda das 11h às 20h e domingo das 10h às 19h)

Onde: Centro Cultural Fiesp (av. Paulista, 1313, São Paulo, tel 0/xx/11/3146-7405)

Quanto: grátis


Vale a pena dar uma conferida!

Até o final da semana, irei lá. Depois posto sobre o que vi e o que achei. =)

4 comentários:

Unknown disse...

é por essas e outras que eu queria morar em sao paulo.

e vc, se for em alguma mostra do festival, pode fazer a cobertura para o :\overclock> !!

Bruno S.A. disse...

deve ser legal isso. Vou ver se consigo ir. Deve ser bem interessante mesmo. =)

ps. Gostei da roupinha da garota do tempo aqui do lado, hehe.

DanielHDR disse...

Eu eu num moro em SumPaulu :(
Bju,mswl!

Anônimo disse...

Hmm... Reactable, developed in my homeland!! :P a pity Björk does not play here this tour (aha, not too kind from her...lol) That festival seems to be really interesting!

Have fun!!